Televisa & Você: A revoltante negligência do SBT com as novelas mexicanas

templates grátis

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

...

BLOG TELEVISA & VOCE

BLOG TELEVISA & VOCE

Pesquisar no blog

Carregando...

SOBRE...

POSTAGENS

...

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A revoltante negligência do SBT com as novelas mexicanas


-->
Historicamente responsáveis por diversos dos maiores índices de audiência da emissora, os melodramas mexicanos ultimamente têm sido mal aproveitados no SBT. Em meio a reprises, cortes e incansáveis protestos dos fãs, as tramas chegam ao ano de 2013 com fôlego junto ao público e descaso junto ao canal.
Se por um lado A Usurpadora chama atenção até mesmo de veículos da concorrência como o conceituado Jornal O Globo pelos excelentes números no Ibope e o significativo carinho dos fãs, por outro o SBT não cansa de brincar com a paciência do telespectador que é fiel aos melodramas, efetuando grotescos cortes, atrasos e desrespeitando o tempo mínimo e anunciado de uma hora no ar. Como não recordar os hipócritas subterfúgios de censura usados para cortar Camaleões de maneira que seria cômica caso não fosse trágica? Engana-se quem pensa que são atitudes casuais, uma emissora sabe perfeitamente o conteúdo de uma novela quando a adquire.
No horário nobre do SBT se vê espaço para tudo - séries repetidas, seriados jurássicos, filmes velhos, programas desgastados (...) - mas para novelas mexicanas, nem pensar. Até "parece" que Sílvio Santos tem preconceito com o gênero, sempre colocando-o em segundo plano, ainda que A Usurpadora e Carrossel (cujo sucesso deve-se ao texto mexicano e à novela original da Televisa) são respectivamente a 2ª e a 1ª audiências dentre as maiores do dia. O Homem do Baú (por sinal lotado de mexicanas engavetadas) esquece o quanto as mexicanas fizeram e fazem pelo canal quanto à fidelização do público e principalmente no processo de cativar o telespectador mediante valores.
A trilogia das Marias, A Usurpadora e Rosalinda já deram sua contribuição, ao mesmo tempo em que suas repetidas reprises revelam um canal que teima em viver de passado, enquanto compra novos sucessos estrondosos da Televisa unicamente para deixá-los guardados, engavetados, reféns de seus caprichos e de suas estratégias retrógradas. Neste aspecto Soy Tu Dueña constitui o alvo favorito do SBT, desde 2010 comprada (por Deus, perguntamos por que não deixaram a CNT comprar, pelo menos a CNT exibiria), desde 2011 dublada (inclusive a mesma dublagem foi parar recentemente lá na Angola, estranho, não?), desde antes de sua compra incessantemente solicitada e até agora arquivada, em um canto qualquer da emissora que insiste em mentir que é para nós que faz TV. Se não quiserem passar é só dizer, não precisa usar a mentira da classificação, sabiam o teor da novela quando compraram. Não SBT, não é para nós que vocês fazem TV, na realidade vocês dizem isso, mas agem conforme os seus interesses e muitas vezes dando a "impressão" de que têm o prazer de fechar os olhos aos nossos pedidos.
O respeito, a inovação e o real atendimento aos pedidos dos fãs das mexicanas mandam lembranças à série de desculpas da TV mais contraditória do Brasil.
Obs.: A crítica à gestão do SBT não se confunde com seus artistas, a maioria dos quais sempre queridos e atenciosos com o público, ao contrário de sua direção. 


Jônatan Nunes

CRÉDITOS E TOTAL CRIAÇÃO E EDIÇÃO DE  @JonatanNunesS 
proprietário do @SBTexibaSoyTuDu e 
da tag #GabySpanicSoyTuDueñaXsbt 
Um intelectual fã de melodramas mexicanos; em especial "Gaby Spanic, la mejor y más perfecta actriz", segundo o seu ponto de vista! Um grande fã da eterna Usurpadora!

Para ir à página principal:

Para ir à página principal:
Acesse as postagens do dia!